Páginas

quinta-feira, 14 de junho de 2012

Arte Corporal

     Uma das características que mais marcam a cultura indígena é a pintura corporal. Ela pode ser comparada a necessidade e importância de uso de roupas do homem moderno.
        A tinta que se usa, é extraída principalmente de jenipapo, carvão, urucum e calcário. Essa pintura corporal tem como objetivo, caracterizar e diferenciar os povos, determinar funções dentro de uma aldeia, mostrar valores, e em alguns casos, o “estado civil”. Algumas índias até usam esse método para transmitir a ideia de que estão interessadas em arrumar um parceiro. Se duas tribos tiverem as mesmas pinturas corporais, uma luta pode ocorrer entre elas.
     Em algumas tribos, os homens se pintam diferentes das mulheres para que se possam diferenciar, e pode ocorrer, que as pinturas masculinas sejam mais bem produzidas, dando uma posição de liderança.

Um comentário:

  1. Ótimo argumento!Da próxima para melhorar educação e disposição,produzir texto um pouco mais alongado com mais informações ao contexto,e caracterizar os dados informáticos,mas valeu a intenção!:)

    ResponderExcluir