Páginas

domingo, 17 de junho de 2012

Introdução






       A arte indígena brasileira é um tipo de arte produzida pelos povos nativos brasileiros, antes, durante e depois da colonização portuguesa, que começou no século XV.

      Devido à grande diversidade dos índios brasileiros, é difícil definir um padrão artístico, porém, a cerâmica, o trançado, os enfeites do corpo, as danças e os rituais merecem destaque. É importante saber que quando falamos que um objeto indígena é artístico, provavelmente estaremos lindando com conceitos da nossa civilização, porém, estranhos aos índios. Para eles, o objeto precisa ser perfeito ao produzido, e não na sua utilização.

     Outro aspecto importante, é que a arte indígena é a representação de uma tribo, e não da personalidade de quem o faz. Por isso, essa arte é tão diversificada. Eles também usam apenas elementos naturais na composição da arte: madeira, palhas, cipós, resinas, ossos, dentes, couro, conchas, pedras, sementes, plumas, tintas, e etc. As peças de cerâmica mostram os muitos costumes dos povos indígenas.  

       As máscaras para os índios, são produzidas pelo homem comum, mas ao mesmo tempo, são a figura viva do sobrenatural. São feitas com troncos de árvores, cabaças, palhas, e são normalmente usadas em danças cerimoniais. As cores mais usadas pelos índios são: o vermelho muito vivo, o negro esverdeado, e o branco. A importância desse tipo de cor, é que ao fazerem a pintura corporal, os eles tem a intenção de transmitir a alegria com cores vivas e intensas. Além do mais, através dessa pintura corporal, as tribos se organizam socialmente, como por exemplo: guerreiros, nobres e pessoas comuns.

10 comentários:

  1. a dorei vai servi muito para o meu trabalho

    ResponderExcluir
  2. amei... vai ajudar em muito. obrig :D

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito dependo disto para ganhar 15 pontos,

    ResponderExcluir
  4. Gostei muito dependo disto para ganhar 15 pontos,

    ResponderExcluir
  5. Otimo! Ajudou muito no trabalho da minha filha.

    ResponderExcluir
  6. Krl vlw msm... usei isso pro meu trabalho do Terceiro ano kk krl pra geral

    ResponderExcluir
  7. Krl vlw msm... usei isso pro meu trabalho do Terceiro ano kk krl pra geral

    ResponderExcluir
  8. Amei so muto pro meu trabalho de escola

    ResponderExcluir
  9. Muito bom obg vcs fazem bom trabalho em publicar pra todos e ajudam de más . VALEU MESMO

    ResponderExcluir
  10. Ótimo me ajudou bastante no trabalhinho escola da minha filha....

    ResponderExcluir